Estamos falando de Ronaldo Popaska, que além de criar estampas, ele também é o vocalista da banda Vague e é produtor de trilhas para desfiles. Em entrevista ao blog Moda Pop, Ronaldo conta um pouco de seu universo, como consegue tempo para se manter ligado em tantas coisas ao mesmo tempo e afirmou que ‘’a música é um oceano e moda é uma passarela na nossa avenida’’. Profundo. Confira a seguir o papo na integra.
Ronaldo, como você consegue tempo para tocar com o Vague, desenvolver trilhas e criar estampas para a Animale?
Tem que pensar que em um ano você pode fazer muita coisa. Consigo tempo me envolvendo com trabalhos.
São muitas atividades, mas todas ligadas a arte de alguma forma. Você sempre foi ligado em cultura?
Gosto de música e do mundo visual. Vai além da cultura, chega a ser inacreditável.
Qual é a grande diferença de se trabalhar com moda e música?
A música é um oceano e a moda é uma passarela na nossa avenida.
Na última temporada de moda, a Animale utilizou o filme ‘’Thelma & Louise ‘’ como ponto de partida. Nós vimos nas estampas lenços, girassol. Como foi para você trabalhar com esse tema?
Trabalhar com o tema foi criativo, se desenvolveram também máscaras de Veneza, a estampa de óculos, que é a minha favorita. O tema não foi difícil. Foi interessante.
Como se dá o seu processo criativo em moda? E em música?
Através das idéias com as referências, as pessoas a minha volta, no ritmo. Assim na moda como na música, quanto mais você produz, mais você descobre.
Como foi o seu começo no mundo da moda? E na música?
Eu nunca estive na moda ou na música. Eu só gosto da dinâmica, a arqueologia da arte pop e a literatura nova.
Você gosta mais de trabalhar com moda ou com música?
Eu gosto muito de ritmos como o Doo Wop, assim como a moda é feita de um papel desenhado a mão. Não tenho um julgamento. Como já disse: gosto da mágica!
E nas trilhas de desfiles, o que você leva em consideração quando você é chamado para produzir?
Levo em consideração quando o slide é legal.
Como anda a banda Vague? Algum novo trabalho? Datas de show? Single para ser lançado?
A banda Vague vai bem, estamos fazendo um pouco de frescura, mas vai ficar tudo bem. Lançamos um EP no verão "intitulado" de "Love At The Club”. Só amigos tiveram acesso. Lançamos esse EP na noite das "Meninas do Rock" no d-edge. Depois ficamos sem tempo para fazer uma assessoria presente de shows acontecerem.
Quais são as suas influências musicais?
Minhas influências mais importantes são as cachoeiras de notas que caem na minha cabeça. Adoro quando é possível você ter a influência de bons discos. Para mim são: Paul Weller, The Radiants, The Who, Delfonics, Rolling Stones, Beach Boys, Joy Division, Sonic Youth, Iggy Stooges, o Fall, Lu Cont, bastante Doo Wop e coisas do pop inglês do século XX e XXI.
Você tem algum ícone fashion?
Não tenho nenhum ícone, mas continuo gostando da Stella Tennant, Erin O´Connor, Kate Moss, Beth Orton, Arwen Undomiel, Roisin Murpy´s, Galadriel, Laura Dern, e gosto dos cavalheiros de estilo, Mr. Johnny Depp, Jarvis Cocker, Bowie, Christopher Walken, Ferry, Viggo Mortensen.
Dos seus trabalhos já executados, você tem algum predileto?
Gosto bastante de todas as coisas. Quando estou fazendo, elas têm marcado épocas boas e criativas. Gosto bastante de "Neptune”, que eram metade cavalos, metade conchas. Foi se desenvolvendo frames lindos no oceano com pérolas. Isso foi no verão de 2007, na animale.
Você continua na Animale na próxima temporada?
Estamos em reunião, mas já começamos a trabalhar!
Fotos: Arquivo Pessoal e Reprodução