Sunday, December 31, 2006
A moda que surgiu nas ondas
A grife RESERVA estreou no Fashion Rio, na edição de Inverno 2006. A marca comandada por Rony Meisler e Fernando Sigal se prepara para entrar pela terceira vez na passarela do evento de moda carioca. O proprietário e estilista da grife, Rony Meisler, falou com Moda Pop sobre a sua grife, moda e amizade.
Confira os highlights!
Moda Pop: A moda é mesmo um bom negócio?
Rony Meisler: Com trabalho duro e tesão pelo o que se faz, assim como qualquer negócio, a moda é um bom negócio.
MP: De onde surgiu a idéia da última coleção?
RM: Da vontade de vestir uma banda de rock carioca.
MP: Como você transformou essa idéia em roupas?
RM: A coleção foi concebida de forma genuína. Trabalhamos os florais e a matéria prima de algodão fio 40’1 como argumento de leveza.
MP: Depois do efeito passarela, como você faz com que as roupas ganhem efeito comercial?
RM: A coleção de passarela é concebida de forma independente da coleção comercial. O bacana da passarela é quando ela é lúdica. Sujeita a diversas interpretações. Na passarela nós gritamos, no comercial nós fazemos negócio.
MP: Seus clientes têm influência direta sobre o seu trabalho?
RM: 100%. Nosso trabalho baseia-se na percepção direta de nosso público alvo. Trabalhamos constantemente para que cada vez mais possamos atingi-lo de uma forma mais direta.
MP: Você faz roupas para você ou para agradar o público e a crítica?
RM: Trabalhamos com o que amamos. Nós nos realizamos pessoalmente e profissionalmente com a RESERVA. Desta forma, não conseguiríamos trabalhar o produto se não fossemos completamente apaixonados por ele.
MP: Como você processa a idéia de que a cada seis meses a moda se transforma em espetáculo?
RM: Processamos como realização de marca. A passarela para nós faz parte do nosso dia a dia, do nosso processo de trabalho.
MP: Depois que uma marca participa de uma semana de moda que benefícios isso pode trazer?
RM: Benefício principalmente de marca. O benefício comercial apenas ao longo prazo.
MP: Destaque algo de sua última coleção.
RM: O amadurecimento conceitual da marca.
MP: Você já está se preparando para a próxima temporada de moda?
RM: Desde o dia seguinte ao último desfile.
MP: Você pode adiantar alguma coisa?
RM: Surpresa...
MP: Qual é a origem da marca RESERVA?
RM: Reserva vem do nome do nosso pico. Surfamos na praia da Reserva.
MP: Como se deu sua parceria com o Fernando Sigal?
RM: O Nandão (apelido do Fernando) é praticamente meu irmão. Crescemos juntos. Nos conhecemos no colégio quando tínhamos 2 anos de idade.
MP: Fale sobre a sua formação.
RM: Graças a Deus errei ao escolher minha profissão. A Engenharia de Produção me deu toda base necessária para gestão da RESERVA.
MP: Quais são os seus estilistas prediletos no Brasil?
RM: Oscar Metsavah (Osklen) e Alexandre Herchcovitch.
MP: E quais são os seus estilistas internacionais prediletos?
RM: Dean and Dan da Dsquared2, Junya Watanabe da Comme des Garçons.
MP: Quem é o seu ícone fashion?
RM: Seu Zé.
MP: Em sua opinião, o que a moda realmente é, ou representa ser?
RM: Moda é comportamento. É atitude. Parece clichê, mas é a mais pura verdade.
MP: O que é estilo para você?
RM: Estilo é ser o que é. Sem estereótipos pré-definidos.
MP: O que é mais importante ter estilo ou estar na moda?
RM: Sem dúvida nenhuma ter estilo. Estar na moda significa estar preso a tendências. Ter estilo extrapola, em muito, a tecnicidade.
MP: Como você vê a RESERVA daqui a dez anos?
RM: Nossa, com muita roupa!
MP: E a moda no Brasil?
RM: Engatinha, mas profissionaliza-se a cada dia. O que é importantíssimo.
MP: Qual desfile realizado no Brasil que você considera inesquecível?
RM: Jum Nakao, o desfile de papel do SPFW. Tapa na cara inesquecível!
Foto: Reserva Verão 2007
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