Wednesday, April 11, 2007

Alex Mallet: ''o estilista alternativo''

O designer Alex Mallet se destaca no mercado da moda nacional pelas camisas e estampas. Em sua nova coleção de inverno, chamada Erotiko, uma alusão ao disco Erotika da Madonna, Alex traz os homens italianos como tema. De Rodolfo Valentino ao ator pornô Rocco Siffredi. Passando pelos cineastas Fellini e Visconti. No inverno do estilista também vale a máfia italiana do diretor de cinema americano, Francis Ford Coppola.

Mas, a carreira de estilista de Alex Mallet começou há dez anos na grife Mr. Wonderful. Em 1998, um ano após a sua estréia, Mallet preparou a sua própria coleção. Voltada para o público masculino, Alex surpreendeu pela boa modelagem e estamparia diferenciada de suas camisas. No universo de Alex Mallet, Madonna está sempre presente. Seja emprestando um título de uma música, como ‘’Paradise (Not for me)’’, ou o próprio rosto. ‘’Eu sou fã da Madonna, em todas as minhas coleções é possível encontrar algo dela’’, conta o designer.

Além da Madonna, no mundo pop de Alex, as estrelas são super presentes. ‘’As estrelas são como uma logo. Não sei dizer o motivo que me levou a usar sempre estrelas nas minhas coleções. Deu sorte e eu continuo usando’’, fala Mallet.


Alex, que já expôs nos mercados Mundo Mix e Babilônia Feira Hype, diz que a cada coleção ele desenvolve cerca de 70 camisas, das quais 15 são limitadas. ‘’As camisas exclusivas são um pouco mais caras, mas vale a pena, porque a pessoa não corre o risco de encontrar uma outra pessoa vestida com a mesma blusa que ela em uma festa, por exemplo’’, afirma o estilista.

Um outro ponto alto do trabalho de Alex Mallet são as campanhas, em que o próprio estilista aparece como modelo. ‘’ No dia em que a gente foi fotografar a primeira campanha, o modelo faltou. Então, eu mesmo fui o modelo. Mas, pedi para cortar a cabeça, enquadrar apenas a camisa. Nas seguintes, o meu rosto apareceu. E as pessoas gostaram, por eu ser uma pessoa ‘normal’ e não um modelo de olhos azuis diferente delas’’, discorre Alex, integrante da equipe de estilo da marca feminina, Tempo 4, há oito anos.

O estilista também tem as suas marcas e criadores de moda favoritos. No Brasil, ele aprecia o trabalho do Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Zoomp, Maria Bonita Extra, Mara Mac e Cavendish. No exterior, Alex gosta da Prada e do designer Tom Ford, pessoa que Mallet se inspira bastante para compor as suas coleções.


Alex Mallet, que é formado em moda pelo SENAI, ainda não fez desfiles para apresentar suas criações, mas ele espera em breve poder realizar um, solo, em uma casa de cultura.

Enquanto o desfile não ocorre, a divulgação do trabalho de Alex Mallet fica por conta de sua página no Orkut, lugar onde ele exibe fotos de campanhas e mantém contato com os seus clientes (amigos e amigos dos amigos, basicamente), e ainda nesse mês entra no ar o site de Mallet.

O escritório de Alex fica em Niterói, próximo às barcas, no Rio de Janeiro, e, além da atual coleção de inverno, podem-se encontrar, no local, peças de coleções passadas com descontos.

Fotos: Alex Mallet por Julio Cerino (Campanha Inverno 2007)
Para ler ouvindo: o disco Erotika - Madonna

No comments: