Wednesday, April 4, 2007

No Mundo da Moda

A repórter Ana Gomes trabalha com jornalismo de moda desde janeiro desse ano. Mas, já está envolvida no meio fashion há quase um ano e meio. Ana, que trabalha como correspondente para um site de Portugal, conta, em entrevista exclusiva ao blog Moda Pop, que a principal característica que o jornalista de moda deve ter é a cara de pau e que para ser um bom comentarista fashion, o repórter deve ser bem informado sobre tudo o que acontece no mundo.

Confira os Highlights da entrevista!

Moda Pop: O que você acha que é preciso para se tornar um bom jornalista de moda?
Ana Gomes: Em princípio tem de estar sempre informado. Ler bastante, participar de eventos, palestras. Ficar antenado em tudo o que acontece, desde as novas tendências, até mesmo aos assuntos referentes a gestão de moda. Afinal, um jornalista tem que saber escrever de tudo um pouco. Desde os acontecimentos dos últimos desfiles, até mesmo a troca de estilistas das grifes.

MP: Quais características o jornalista de moda deve ter?
AG: Cara de pau é a principal. Se não correr atrás, investigar a fundo, até mesmo quando não está participando de algo, vai "comer barriga". Tem que se meter em tudo mesmo. Ser um verdadeiro curioso. E sempre estudar muito, não parar nunca.

MP: Quando e como você começou a trabalhar com notícias relacionadas a moda?
AG: Sempre fui apaixonada por moda. Quando conheci Simone Queiroz, professora de moda e integrante da equipe da marca Triton, comecei a me interessar mais ainda. Resolvi fazer cursos de produção de moda e vitrine. E ainda por cima a minha monografia tratava sobre a moda nos jornais populares. Quando vi, eu já era moda dos pés até a cabeça. Foi quando fui chamada para ser colunista do portal Tropical de Portugal. A coluna seria sobre celebridades. Mas, a moda falou mais alto e sempre que posso dou uma ênfase muito maior ao assunto. Esse mês estréia meu programa pela TV Pinheiro sobre moda e cultura, além do programa na TV on-line do portal.

MP: Você acha que existe crítica de moda no Brasil?
AG: Acho que não. Existem pessoas que se julgam críticas, mas na realidade falam tanta coisa sem nexo que a crítica se torna na realidade um comentário qualquer.

MP: Sobre o último Fashion Rio, Você tem algo a falar?
AG: Acho que falei muito na minha coluna. Mas resumindo e colocando um ponto final, acho que é um evento que tem tudo para dar muito certo. Mas, que deveria ser melhor organizado, até mesmo para não causar uma impressão ruim para imprensa internacional. Como aconteceu.

MP: Como você acha que a moda estará no futuro?
AG: Acho que a moda é uma eterna reciclagem. Deve estar um pouco mais "modernizada", porém resgatando algo do passado.

Acesse a coluna de Ana Gomes:
http://fmtropical.com/webs/fmtropical/personality.asp

Foto: Arquivo pessoal
Para ler ouvindo: With or Without - U2

1 comment:

Rebeca said...

Oi Gilberto, tudo bem? muito obrigada por aparecer no meu blog e por comentar. bjos, Rebeca