Friday, June 29, 2007

Encontro Fashion: Cantão e Totem


Terça, 27, rolou no Rio Design Barra, uma entrevista aberta ao público com os estilistas Fred D'orey, da Totem, e Yamê Reis, do Cantão, (Foto Alto) sobre moda jovem. O papo foi mediado pela jornalista do caderno Ela Mariana Timóteo.

A primeira parte do encontro mostrava os desfiles do Cantão e da Totem na última edição do Fashion Rio, com direito a comentários dos próprios designers. ''Partimos do universo da Chita como inspiração para o próximo verão'', contou Yamê. Já Fred afirmou que o desfile de verão 2008 foi uma marco na história da Totem. ''Nesse desfile, eu quis mostrar que a Totem não é só praia. Que a marca está cada vez mais urbana. Por isso optei por uma passarela escura, com uma garagem no fundo'', falou Fred, que completou dizendo que o biquíni é um complemento da coleção da grife.

Os estilistas aproveitaram o encontro para comentar que hoje em dia os consumidores estão muito difrentes e que tanto o Cantão quanto à Totem não têm um perfil de público tão definido. ''Quem compra as peças da Totem é uma pessoa que se identifica com a história da marca. Com o nosso estilo de vida. E eu acho que isso é mais importante que focar em único perfil de público alvo'', discorreu Fred D'orey.

As perguntas sobre cópias também apareceram. Mas, Fred e Yamê se justificaram bem. ''O Cantão sempre buscou uma linguagem própria. Procuramos não olhar para o quintal do vizinho'', disse Yamê Reis.

Na última parte do encontro, as perguntas vinham do público presente. Logo na primeira pergunta, uma dúvida que faz parte da vida de todos. ''Pessoas acima do peso podem vestir peças curtas?''. Fred foi o primeiro a responder, claro depois de um breve sorriso. ''Na real, não deve''. Yamê partilha da mesma opinião que Fred, mas apresenta uma saída para a mulher que está fora de forma, porém não quer ficar de fora de uma das tendências mais fortes do próximo verão. ''Eu também acho que não deve, mas se a pessoa quiser usar assim mesmo existe um truque. Use o vestidinho com uma legging ou uma Skinny por baixo''.

Na última pergunta, ainda vinda da platéia, os estilistas tiveram a chance de falar sobre desfiles. Ambos afirmaram que vivem o dilema entre agradar o público ou a crítica. ''A imprensa quer show e o consumidor quer ver o que ele vai comprar na loja'', falou Fred. ''Os desfiles no Brasil não são como os de alta costura. Por exemplo, as pessoas já esperam que nos desfiles da Dior ou do (John) Galliano apareça sempre algo inusitado'', finalizou Yamê.

Foto: Gilberto Junior

No comments: