Depois do sucesso de sua coleção de estréia, a grife carioca Pluz Brasil (Foto Alto), do designer Paulo Luz, se prepara para o seu segundo desfile no Rio Moda Hype, ainda sem data marcada. O desfile da marca já tem tema e segundo Paulo já está tudo pronto para o grande dia. ‘’Para o verão, preparei uma coleção chamada ‘Rio 50 graus: desgelo dos pólos’. Que vai tratar de uma conseqüência do aquecimento global, o derretimento das calotas polares. Na passarela será mostrada uma coleção com ar futurista. Com uma pessoa se preparando para os eventuais problemas, como chuvas fortes. Para se proteger, essa pessoa usará capas de plásticos, proteção de plástico para a calça. O conceito será esse. Mas, o mais legal são as estampas que irão trazer mensagens do tipo: CO2 vai te matar, diminua ou morra’’, conta Paulo, em primeira mão.
Essa não é a primeira vez que a marca traz problemas do meio ambiente para as passarelas. A elogiada coleção de inverno (2007) também tratou de um problema ambiental. A situação dos mangues. E como ponto de partida o músico Chico Science e seu Mangue Beat. ‘’Eu escolhi o Chico como tema porque ele tem tudo a ver com a marca. Ele é descompromissado, tem uma consciência ecológica, social e é bem brasileiro’’, relembra o designer, que elegeu os blusões largos e as leggings como o look que tem a cara do atual inverno.
Uma marca brasileira
A marca Pluz Brasil está no mercado desde dezembro de 2004, mas só esse ano que a grife pisou nas passarelas do Rio Moda Hype. Inspirada no nome do proprietário e no Brasil, a idéia de Paulo quando criou a Pluz era poder viver do que ele mais gosta de fazer, que é criar. Como Luz é formado em Designer Gráfico, ficou mais fácil para ele trabalhar com estamparia. Mas, Paulo logo se aventurou na elaboração das roupas, que o próprio admite ser uma criação bastante complexa. ‘’Hoje em dia eu faço tudo. Administro, crio, cuido do site, elaboro o catálogo e até atendente eu sou’’, fala Paulo, que afirma gostar de desempenhar a função de vendedor por colocá-lo em contato direto com o seu público.
Essa não é a primeira vez que a marca traz problemas do meio ambiente para as passarelas. A elogiada coleção de inverno (2007) também tratou de um problema ambiental. A situação dos mangues. E como ponto de partida o músico Chico Science e seu Mangue Beat. ‘’Eu escolhi o Chico como tema porque ele tem tudo a ver com a marca. Ele é descompromissado, tem uma consciência ecológica, social e é bem brasileiro’’, relembra o designer, que elegeu os blusões largos e as leggings como o look que tem a cara do atual inverno.
Uma marca brasileira
A marca Pluz Brasil está no mercado desde dezembro de 2004, mas só esse ano que a grife pisou nas passarelas do Rio Moda Hype. Inspirada no nome do proprietário e no Brasil, a idéia de Paulo quando criou a Pluz era poder viver do que ele mais gosta de fazer, que é criar. Como Luz é formado em Designer Gráfico, ficou mais fácil para ele trabalhar com estamparia. Mas, Paulo logo se aventurou na elaboração das roupas, que o próprio admite ser uma criação bastante complexa. ‘’Hoje em dia eu faço tudo. Administro, crio, cuido do site, elaboro o catálogo e até atendente eu sou’’, fala Paulo, que afirma gostar de desempenhar a função de vendedor por colocá-lo em contato direto com o seu público.
Paulo Luz está empenhado em aumentar as opções da Pluz Brasil ‘’Eu estou investindo em um novo estilo, o esporte-alfaiataria, que combina muito com o Rio de Janeiro. Mas, será algo que remete a elegância e ao mesmo tempo será algo descontraído’’, diz Paulo, que tem em sua cabeça um perfil de público muito bem desenhado. ‘’O cliente da Pluz é jovem, descompromissado, tem um estilo carioca de ser e busca um diferencial ao se vestir. Além de ter consciência ecológica e ser ligado aos esportes’’, afirma o designer gráfico.
Estabelecida na badalada Galeria River, em Copacabana, a Pluz Brasil tem uma decoração que vai de encontro ao seu objetivo. As paredes são feitas de materiais recicláveis, restos de madeiras que sobram de móveis e as cores são sempre bem naturais.
Para o futuro, Paulo Luz planeja ampliar os seus negócios e mudar a Pluz para Ipanema, Rio de Janeiro. De acordo com Paulo essa mudança será positiva para o crescimento da marca.
Fotos: Gilberto Junior
Para ler ouvindo: Chico Science - Manguetown
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